terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cold War - Janelle Monáe [Vídeo do Dia]



Artista: Janelle Monáe
Diretor: Wendy Morgan
Ano: 2010

Eu sei que muitas pessoas não considerarão esse vídeo maravilhoso, encantador e merecedor dos meus elogios rasgados. Mas é um fato. Esse vídeo não nenhuma outra tomada, nem mesmo outra cena. Não tem nada a não ser Janelle e é, por esse motivo, maravilhoso. Janelle é uma artista talentosa que merece ser reconhecida em nota do seu trabalho, e Cold War é aquele tipo de vídeo que te deixa intrigada, se perguntando o porquê, meu deus, de você não ter conseguido sair da aba do Firefox ou Chrome (se você usa Internet Explorer, me perdoe, se você saiu da aba, me perdoe outra vez).

Para mim, mais do que qualquer outra coisa, esse vídeo diz o quão Janelle é realmente admirável. Nós vivemos em um mundo que a arte se tornou algo pasteurizado, fabricado, enlatado, feito para consumo. Não que antes não fosse - não vamos nos iludir dizendo que antes tudo era melhor e que hoje tudo é horrível. As pessoas que viram o rock nascer diziam isso ao conhecerem o movimento hippie e Beatles, e essas mesmas pessoas hippies se declararam frustradas com o pop dos anos 80 e essas pessoas que idolatraram Madonna e Michael Jackson se dizem deprimidas com hoje que temos Kesha, Rihanna, Katy Perry representando o nosso pop e se recusam a admitir que Lady Gaga pode ter um décimo do talento de Madonna. Em suma, as pessoas nunca admitem que a arte da geração atual tem qualidade - o passado sempre é melhor. Mas é inegável que toda geração tem seus defeitos. E entre os defeitos da nossa geração, existe o péssimo hábito de simplesmente padronizar as cantoras, suas músicas e seus vídeos. Elas são todas bonitas, são todas gostosas, são todas autotunadas, são todas sexies, são todas produzidas sussurrando coisas sensuais.

Janelle é uma daquelas cantoras que nos tiram desse mundo. O vídeo dela pode ser considerado absolutamente sem graça para todo mundo - porque nos acostumamos demais a vídeos com zilhões de coreografia, cenários, hiper-mega-super-produções. Gastar horrores em um videoclipe tornou-se motivo de orgulho. Não que tudo isso seja ruim - eu amo super-produções. É só porque vale a pena ser simples de vez em quando. Vale a pena focar só na Janelle e em seu expressivo rosto cantando sobre um amor que deixa de ser amor de vez em quando. É bom sair um pouco de toda essa confusão de músicas chicletes, remixes estúpidos para pegar #1 na Hot 100, photoshoots apelativos para por uns quatro minutos, focar em um pouco de emoção humana, de verdade.

Vale a pena ver Cold War simplesmente porque é Janelle. Porque ela, com todo seu carisma e energia, transborda talento sem precisar de mais nada. É bom ver artistas assim, que são artistas só por serem, sem precisarem de dançarinos, fogos de artifício, efeitos especiais e milhões de dólares. É bom ver um vídeo assim, despido de tudo, e ter certeza que milhões de dólares não fazem um bom vídeo. É por todas essas razões que eu amo esse vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sinta-se livre para elogiar, criticar, observar, analisar, ponderar, murmurar, grunhir, xingar, atacar ou beber um chá apenas por aqui. Isso é o Lunalogia, meus caros :)