sábado, 6 de agosto de 2011

Fighter - Christina Aguilera

Olá!
Essa é a minha primeira análise, para inaugurar o Lunalogia. Decidi começar com Fighter que, para mim, é um dos melhores videoclipes da cantora Christina Aguilera que é a minha cantora favorita. Então... Fighter foi escrita por Christina Aguilera em conjunto com Scott Storch, tendo David Navarro como o guitarrista. Foi lançado no álbum Stripped em 2002, porém o single só foi lançado em 2003. A música ficou em #20 na Hot 100 e em #3 na UWC.

A letra fala basicamente de se superar depois que alguém fdp te ferra, de se tornar mais forte a cada rasteira. Segue o refrão da música traduzido:

Pois isso me deixou muito mais forte
Me fez trabalhar mais
Me deixou muito mais sábia
Então obrigada por fazer de mim uma lutadora
Me fez aprender mais rápido
Deixou minha pele um pouco mais espessa
Me deixou muito mais esperta
Obrigada por fazer de mim uma lutadora

Bem *-*
Sabemos que a música fala de se superar. Provavelmente ela é direcionada ao ex-empresário de Christina que ela demitiu porque ele a explorava (de acordo com ela, mal tinha tempo para comer) e ele a processou por quebra de contrato e ela jogou ele na justiça também. Para o videoclipe, Christina contratou Floria Sigismondi que dirige e fotografa. No ramo de videoclipes, ela é bem procurada pelas bandas de rock para fazer videoclipes "estranhoas". No cinema ela dirigiu Postmortem Bliss [um curta] e The Runaways [um longa] que foi lançado ano passado que tem Kristen Stewart [Crepúsculo, O Quarto do Pânico] e Dakota Fanning [Guerra dos Mundos, Hound Dog] como as protagonistas Joan Jett e Cherie Curie, respectivamente. Confira o trabalho dela!



Conhecendo, então, como o mundo funciona para Floria e Christina, podemos ter uma noção de como será a parceria delas. Segue o videoclipe Fighter! :)



Falando superficialmente, o vídeo é sombrio que combina com a música raivosa. Mas dá para sacar vários conceitos escondidinhos que Floria ama colocar nos vídeos que ela dirige. Ela tem, por exemplo, uma obsessão com frutas - especialmente maçãs. Em Blue Orchid e End of the World que estão indicados aqui, por exemplo, a maçã aparece. Em Figher, a maçã aparece, assim como uma banana - as "bailarinas" (vou chamá-las assim devido à roupa que acabou me lembrando aquelas roupas de balé) comem essas frutas no começo do vídeo. A maçã é associada ao fruto proibido - que pode significar o sexo, o prazer sexual ou mesmo o conhecimento. Há muita controvérsia sobre o que seria esse fruto proibido na Bíblia, mas é um fato que em toda a literatura desde a Idade Média, a maçã é o símbolo disso. Não por acaso, a Madrasta oferece uma maçã envenenada à Branca de Neve. A maçã é uma fruta extremamente simbólica e o fato de ser comida mais ainda. A banana é uma fruta que não consigo encontrar nada que fale de um significado mais profundo, mas é comumente associada ao sexo [pelo formato fálico]. Essas frutas são comidas pelas bailarinas que parecem, estranhamente, com pessoas que se mantiveram presas, sem poderem se mover, em um lugar escuro por muito tempo.



Elas não conseguem andar direito, e elas mal enxergam - usam os dedos para "sentir" a atmosfera. Dentro do contexto do vídeo, podemos entender que é como se elas estivessem acordando de algo. Eu diria que é como se elas tivessem sido aprisionadas e agora estão livres, se tornando fortes para enfrentar o mundo que estão conhecendo. Paralelamente, Christina está presa em uma espécie de caixa de vidro envolta em um imenso pano preto. Está aprisionada, mas é visível que sua raiva e determinação a tornará livre. Ela quebra o vidro e está livre. As bailarinas a seguem - e todas portam dardos. As bailarinas se andam apoiando em dardos e a própria Christina tem alguns presos em seu manto negro [por sinal, eu achei que eram alfinetes de bolinha gigantes, mas acho que não daria para se apoiar nele para andar por aí, certo?]. Dardos são bem a referência da frase "never saw it coming / All of your backstabbing" que eu traduzo livremente como "eu nunca percebi / as suas punhaladas por trás". No Letras Terra tá "nunca vi chegando", mas eu acho a frase meio estranha. Enfim, o famoso "apunhalar por trás" é representado pelos dardos enfiados em seu manto.

Então é muito simbólico que justamente nessa parte seja a que as bailarinas se movimentam quase como fadas portando dardos e Christina atire-os, inclusive um contra a tela - em suma, ela está revidando. Ela está cansada de ser humilhada, o jogo acabou. É justamente nessa parte que se inicia a chamada metamorfose - que explica a mariposa no comecinho do vídeo e a estranha roupa que as bailarinas usam. O manto negro a envolve e depois se dissolve, revelando uma Christina de branco, cabelos crespos brancos, uma maquiagem diferente. Porém quando ela anda, há rastro negro no chão. Ela mudou - é visível. Ela passou por um processo de "tornar seu couro mais duro", porém seu passado está ali, o que ela fez continua, o que ele fez também. As cicatrizes continuam. [ATUALIZAÇÃO: @malu_mad me sugeriu no twitter que os dardos poderiam serem relacionados ao vodu também, sabe aquela coisa de "espetar no boneco" para fazer mal. Isso abrangeria outra explicação imensa que não posso fazer no momento, mas é muitissímo interessante. Mas eu tenho a obrigação moral de lembrar que há uma religião chamada voodoo e merece o mesmo respeito que o cristianismo ou o islamismo, e também o fato de que Hollywood não só demonizou a religião como também o hábito do espetar bonecos. Você pode fazer um boneco representativo e desejar coisas felizes à ela, porém vodoo acabou se popularizando com o somente fazer algo negativo através de "agulhas", o que combina mais com o que achei que eram as coisas no começo!]

Atualização 21/08/2011: um anônimo (muito obrigada!) apontou outra coisa interessante a respeito das agulhas/dardos! Ele/ela lembrou que estudiosos de insetos costumam usar os alfinetes para segurar as asas dos bichos bem abertas e assim poder estudá-las atentamente. O que também se aplica ao vídeo: os alfinetes que colocam na Christina que representa uma bela mariposa em metamorfose são as críticas, análises, julgamentos e preconceitos em cima da artista e ela se serve deles para se erguer e então rebater todas essas coisas, devolvendo tudo isso. Obrigada, anônim@ pela bela observação! ;)



O que o manto negro pode significar? Tantas coisas. Pode significar a antiga Christina - a ingênua. Pode significar as coisas ruins a que ela estava presa antes de se libertar. Pode significar tantas coisas ou apenas uma etapa para contrastar com o branco que - geralmente - representa paz, descanso, calma. Uma observação que eu notei é que o cabelo novo dela me lembra uma nuvem. Provavelmente é apenas estética, não tem nenhum sentido em especial, mas não pude deixar de reparar que o cabelo também faz parte da calma trazida pela roupa e maquiagem, fazendo Christina parecer uma fada exótica. Sua maquiagem lembra uma borboleta - além disso mariposas [aparentemente borboletas também] voam ao redor dela. Outra coisa com um forte significado, um dos maiores dentro do vídeo.



Mariposas e borboletas são associadas ao mesmo significado: metamorfose. A mariposa [mais comum no vídeo] é um animal noturno [o que combina com atmosfera criada por Floria e Christina no vídeo] e as pessoas sempre lembram da mariposa como o bichinho que é atraído à luz a ponto de morrer queimado [não sei se isso tem a ver com o vídeo, mas é uma observação interessante]. A metamorfose é um processo longo - primeiro há os ovos, depois as lagartas, em seguida a pupa [casulo] e por último a imago - quando o animal está pronto para procriar por aí. Podemos interpretar a "caixa" de vidro nos minutos iniciais do vídeo como uma espécie de pupa, o casulo - Christina estava amadurecendo, ganhando forças, para a metamorfose e nesse momento agora, de cabelos crespos e brancos, ela esteja na fase imago - sua metamorfose, finalmente, se concretizou. Mas não foi tão fácil: ela teve que ter força suficiente para sair desse "casulo", se erguer diante das agressões e escalar obstáculos [a parede que ela escala, literalmente falando].



Em seguida o olho. Uma das partes mais bonitas. Outra referência para dizer que ela está acordando - em um átimo de tempo, se eu não estiver louca, dá para perceber a pupila se contraindo [teria visto a luz?] e em outro átimo de tempo a pupila dilata. A passagem do olho é curta, mas simples e simbólica para dar espaço à terceira (?) fase de Christina representada pela cor vermelha O vermelho é uma cor muito simbólica [veja na Wikipédia para ver os vários significados que a cor possui] e pode significar fogo, paixão, raiva, perigo, etc, etc, etc. Eu, pessoalmente, acredito que o sentido usado em Fighter seja o agressivo - a aura de "alerta!" combina com a última parte quando há partes curtissímas em que tudo fica vermelho e o local parece desabar, com rochas caindo. As cores possuem significados muito fortes e são elas que acabam determinando a atmosfera de um local: cores pastéis para bebês, verde e branco para hospital, etc. Nesse caso, podemos entender que há três cores principais em Fighter: o preto do começo, o branco do meio e o vermelho no final combinado com o preto. Christina lembra uma oriental [não sei dizer por quê] e usa uma maquiagem focando em seus olhos azuis cujas íris se mexem, lembrando água. Eu vejo algo como determinação no olhar dela.



Assim Fighter se traduz como um vídeo que narra a metamorfose de uma artista, de 3:57 minutos no qual Christina retrata sua saída da "proteção", quando confiava e era fraca, até quando ela se veste de vermelho, no qual está forte, decidida a não deixar ninguém machucá-la. ♥

Não sou louca: simbolismo da maçã | simbolismo da mariposa

6 comentários:

  1. Sem rodeios, analisa detalhes minuciosamente que no vídeo só duram segundos, muito bom.

    Havia assistido antes, e o que a gente pensa é, legal, cara, que produção, ela canta muito bem etc, mas depois de ler a sua análise somos levad@s a observar mensagens que antes eram despercebidas, tipo: não é falta do que colocar, tudo ali faz sentido, ela usou borboletas por que queria representar uma metamorfose, uma mudança, uma nova etapa na vida dela, é o que a música diz também, a caixa que era a prisão dela e a libertação, o "encouraçamento" de uma Cristina que se vê dona do seu próprio destino, cada detalhe como a contração da pupila diante da luz representa algo e passa uma mensagem. A gente fica acostumado com o que vê na tv que acaba atrofiando nossa capacidade de enxergar além do óbvio, evidente, mas textos como esse tem a capacidade de lapidar um sentido aguçado e expandir o leque de análise do observador.

    A gente aprecia o desconhecido, o novo, mas admiramos aquilo que somos capazes de conhecer no seu mais íntimo sentido, por que valorizamos as etapas de um trabalho.

    Obrigado por espandir meus olhares, ótimo texto.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, eu sempre pensei que Fighter fosse uma música escrita para o pai dela, rs

    Achei incrível como coisas tão pequenas podem er um significado tão forte (e com certeza vou passar a prestar mais atenção nisso ^^)

    Beijos ;*

    ResponderEliminar
  3. Lembro de algo comentado numa conversa. Os dardos podem ser sim alfinetes.
    Estudiosos de insetos usam alfinetes para expor as asas abertas dos insetos, e no clipe eu vejo que a Christina se apoia nesse artefato que usam para imobilizá-la, estudá-la e criticá-la.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Já havia assistido o vídeo há muitos anos atrás, no entanto só hj, em 2015 esse clipe, com uma letra tão forte me tocou. A letra simplesmente traduz uma volta por cima de muitos fdp´s. Essa eu ouço no fone de ouvido no máximo, lembrando de muita gente escrota!

    ResponderEliminar
  6. Olá, tudo bem? Sou proprietário do site www.christinaaguilera.com.br e inauguramos essa semana uma seção nova chamada 'colunas'. Estamos selecionando as melhores matérias, releases e reviews sobre a cantora Christina Aguilera e gostaríamos saber se você topa fazer uma matéria atualizada dessa leitura da música Fighter no nosso site. Daremos todos os créditos à você. Caso haja interesse em participar, por favor, envie um e-mail para mim em mariorick@globo.com. Obrigado de antemão.

    ResponderEliminar

Sinta-se livre para elogiar, criticar, observar, analisar, ponderar, murmurar, grunhir, xingar, atacar ou beber um chá apenas por aqui. Isso é o Lunalogia, meus caros :)