quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Wonderland - Natalia Kills

Olá! Hoje farei análise de um vídeo de uma cantora que chegou à indústria da música recentemente, a Natalia Kills. Ela é novata: seu primeiro álbum será lançado dia 16 de agosto, mas já lançou alguns singles acompanhados de vídeos enigmáticos, confusos que certamente contam com uma bela (ou não) por trás. Ela já é apontada como uma "marionete Illuminati" pelos blogs conspiracionistas devido aos vídeos. Por aqui, eu gostaria de fazer um comentário:

→ Eu não acredito que tenha uma organização satânica orquestrando as coisas no mundo. Todos nós sabemos que o mundo pertence à poucas pessoas e sabemos que a indústria da música é suja e perversa, mas não acho que isso tudo tenha alguma ligação com os Illuminati ou que os maçons sejam satânicos ou qualquer coisa do tipo. Eu acredito firmemente que todas essas besteiras estão acompanhadas de fanatismo e ignorância, sobretudo em relação a qualquer coisa que não seja cristã. De fato, muitos cantores se servem de símbolos - mas é como a cantora Kerli já declarou uma vez: "os símbolos por si só não são maus. A maldade está nas pessoas."

Eu achei pertinente fazer esse comentário por agora. Não quero que ninguém considere os vídeos de Natalia Kills ou de Christina Aguilera ou de Madonna satânicos, demoníacos. Se você acredita que Illuminati existem, é uma coisa. Mas você querer determinar quem está certo e quem está errado quando se tem religião no meio é um imenso e colossal erro. ←

O vídeo que analisarei hoje se chama Wonderland. O próprio nome é carregado de significado desde o clássico conto Alice no País das Maravilhas, que certamente é objeto de muitos estudos e inspiração para vários vídeos. A própria Floria que falei na última análise fez um comercial para a Hello Kitty baseado na história. Não consegui achar o nome do diretor em lugar nenhum, então por enquanto vou deduzir que Natalia Kills quem dirigiu o videoclipe (pelo que eu andei vendo, ela também dirige). Se você souber, por favor, passe pra mim nos comentários ou no twitter que eu adiciono a tag! :)

A música (aliás aparentemente todo o álbum de Natalia Kills) parece tratar de um amor complicado, cheio de nuances. O começo da música já diz bastante coisa:

Não sou a branca de neve mas estou perdida dentro dessa floresta
Não sou Chapeuzinho Vermelho mas acho que os lobos me pegaram
Não quero seus saltos e não sou a Cinderela
Não preciso de um cavaleiro, amor, então tire toda a sua armadura

Você é a fera e eu vou ser a bela, a bela
Quem precisa de amor verdadeiro se você me amar verdadeiramente
Eu quero tudo mas eu te quero mais ainda
Você vai me acordar se eu morder sua maçã envenenada?

[tradução: Vagalume]



O vídeo, então, relaciona diversos contos de fadas e outras coisas mais sinistras. Não tenho como definir uma sinopse geral: ela é uma criminosa e está tendo sua última refeição? É o que me pareceu. Mas, obviamente, o vídeo é mais profundo que isso [sem conversas de Illuminati, por favor!] e eu acho, sinceramente, melhor analisar por partes. O que cada coisa pode significar e as referências encontradas dentro da obra. Eu vi ambas as versões e achei a versão Director's Cut melhor, porque não possui censura ^^~





Bem, para começar, eu diria que podemos dizer que Wonderland tem três cores básicas: vermelho, preto e branco - porém é um vídeo muito colorido. O vídeo tem toda uma historinha dentro de um contexto de repressão policial, e tem outra tomada com Natalia encostada em uma porta e a câmera se foca unicamente nela. Ela usa um coque alto, batom vermelho e alguns colares dourados que se assemelham a correntes (se quer saber, eu acho corrente uma coisa muito simbólica. Quase sempre significa prisão, seja no sentido de "se libertar" ou "sado-masoquismo"). Há também quadros com frases como LOVE IS PAIN que ocupam a tela toda. Elas aparecem por segundos, muito rapidamente, o tempo de uma piscada de olhos. Não tem como evitar a associação com lavagem cerebral ou mensagens subliminares.



O começo mostra Natalia vestida de Chapeuzinho Vermelho acompanhada (um eufemismo gentil) de policiais de tropa de choque e algumas moças com ar tristonho, de preto. Natalia está
se debatendo, não quer andar e há frames rápidos de cenas que parecem ser a polícia reprimindo manifestações. Mas, enfim, ela chega em um imenso salão (nesse instante, há uma cena muito rápida de uma língua com um olho pintado) cujo piso é quadriculado em preto e branco. Nesse salão, há uma imensa sala de jantar. E é essa mesa de jantar que nos interessa!

Podemos perceber que há vários cupcakes com pílulas enfiadas, em forma de cápsulas. Há uma estatueta de gesso, aparentemente, de uma santa (pelo que parece) com rosas na cabeça. Há pedras. Há cupcakes que tem pílulas enfiadas. Vários. Tem alguns que as pílulas são meio brancas e meio vermelhas, outras que são metade azul e metade laranja. Eu posso estar viajando na maionese, mas esse lance de pílulas vermelhas e azuis, ainda que só pela metade, me faz lembrar Matrix: a pílula azul faz com que você mantenha a sua vida como está, sem nada mudar e a pílula vermelha faz com que você "acorde" para a vida. Na música Birds of Prey de Christina, também há a menção às pílulas vermelhas e azuis [tomar a azul só te faz chorar, a vermelha te faz esquecer o porquê].



O coelho é um animal que aparece duas vezes: nas máscaras que as mulheres usam e na representação viva, real que respira. Como estamos em uma canção chamada Wonderland (uma referência ao Alice no País das Maravilhas) e estamos em um vídeo e uma música com referências aos contos de fada, podemos assumir que há um Coelho Branco, assim como tem a mesa de chá e doces. O Coelho Branco sempre está atrasado e ele que acaba atraindo Alice ao País das Maravilhas. Ele é o elo entre o mundo normal e o mundo psicodélico. Em Matrix, Neo segue o coelho branco e é a metáfora para ele "acordar", por assim dizer. Então podemos dizer que o Coelho Branco é o que vai levar Natalia ao País das Maravilhas? E serão as pílulas que farão isso? Nós sabemos que se torna cada vez mais comum o hábito de se consumir antidepressivos ou qualquer outro remédio para fugir da dor. Como você pode ver aqui, o consumo de antidepressivos entre 2006 e 2010 aumentou de 13,8 milhões para 18 milhões.



Eu acredito, pessoalmente, que o Wonderland e as pílulas estejam co-relacionadas dessa forma. Ainda há o fator "tropa de choque": homens de prontidão que te ameaçam e te machucam. Ainda há as frases perturbadoras - que provavelmente vem de uma mente desiludida com a vida. O piso quadriculado normalmente é associado à maçonaria: os rituais da organização acontecem em cima desse tipo de piso. De acordo com o site Maçonaria.net, o pavimento em mosaico representa diversidade e oposição dos contrários: bem e mal, luz e treva, etc. Qual seria, então, o significado dentro do vídeo? Talvez represente a oposição entre dor e paz, entre ir para Wonderland onde tudo será maravilhoso ou entre ficar aqui onde ela não acredita em contos de fadas, onde há as tropas de choque. Há também tomadas de Natalia cortando os cabelos. Em filmes, vídeos, etc, quando a personagem corta os cabelos, significa querer se libertar, mudar de vida, deixar de ser aquela antiga pessoa e ser outra que será mais legal, mais decidida, mais qualquer coisa que a personagem queira ser. Assim é em Mulan (ela corta os cabelos quando deixa de ser a doce moça para casar para ser a guerreira) ou no videoclipe Fucking Perfect. Além disso, na mesa há imagens de bonecos quebrados. Geralmente bonecos quebrados significa perda de infância e isso significa, mais uma vez, a desilusão.



Há uma determinada cena que vários mãos escondem os olhos de Natalia. Um par de mãos significa apenas uma pessoa fazendo uma brincadeira, mas vários pares indicam algo maior. Aparece logo antes da palavra LIES surgir na tela em letras garrafais. Não é curioso?

Se formos relacionar tudo nesse contexto, então Natalia sendo levada à força para esse chá → pílulas → tropa de choque → Wonderland, quer dizer que podemos associar várias mãos que cobrem os olhos de Natalia como "uma sociedade que cega" ou qualquer coisa parecida? Ela não pode ver nesse momento, está cega. Cega de amor? Mas ela não quer não ver. Ela não parece gostar disso. Mas lembre-se: todas essas coisas são especulações minhas. Vá saber se as pílulas era somente porque soavam legais. Ou então a estranha coisa que ela come: é um coração humano, literalmente falando! Seria algo como "comer o amor"? Amor é dor, diz as frases no vídeo. E ela acaba deixando o coração no prato na hora da pequena rebelião: sobe na mesa, chuta algumas coisas e resiste quando os caras da tropa de choque a pegam. As pessoas mascaradas são indiferentes. Elas não levantam nem detém Natalia quando ela se rebela. A máscara, por si só, é um símbolo forte e pode significar muitas, muitas coisas. Pode significar representação de um deus. Pode representar uma identidade. Ou esconder essa identidade (como a máscara de Batman!). Nesse caso, eu acredito que significa mentira, falsidade - ainda mais quando se é a máscara do Coelho Branco que a levará para Wonderland.

Esse conceito faz mais sentido quando se chega no final do vídeo.



Ao sair da casa (uma linda casa, por sinal), Natalia se debate. Mas logo ela para e ofega, e inclusive os homens a soltam. Ela não foge, nem se levanta, só fica ali parada. Parece perdida, depois olha para a câmera e em seguida a frase WE ARE ALONE. É o momento que ela se deixa vencer. Ela não resiste mais. E aparece alguns frames difusos, que você pode distinguir uma Natalia com sangue (?) na boca, mas é algo tão distante. Como um sonho. Como o País das Maravilhas. Em seguida, uma serena Natalia, os olhos semicerrados, e podemos ver a mão de um homem "ajeitando" a cabeça dela: é o carrasco e podemos ver isso pela máscara e pela foice. Sua máscara é a de um carrasco, mas é branca, e ele está de prontidão. Sem hesitar, ele corta a cabeça de Natalia. Nesse instante, a palavra WONDERLAND na tela. Na versão sem cortes, aparece a cabeça cortada na grama verde em seguida.



É esse o País das Maravilhas? É para esse caminho que as pílulas levam? Podemos interpretar que ela está vestida para um sacrifício? Se era um sacrifício, sacrifício em nome do quê? O quê exatamente era só estética e o que tinha algum significado? Enxergamos Alice e Chapeuzinho Vermelho, mas de certa forma todos os contos de fadas estavam representados: a perda da infância pelos bonecos, a tropa de choque como a ameaça presente no mundo, os cupcakes com pílulas podem representar, talvez, o escapismo, a forma como fugimos para qualquer lugar para evitar a dor e mágoa. Vermelho pode representar poder, mas também sacrifício, dor e paixão. O preto pode representar o luto - adequado às mulheres do começo. É um vídeo que é aberto para várias interpretações diferentes.

Esse texto é apenas uma interpretação que eu fiz. Obviamente eu posso estar errada - Natalia pode nunca ter pensado nessas coisas e sim em outras totalmente diferentes. Eu posso ter viajado na maionese, afinal eu fiz isso de madrugada e dizem que você não é muito racional de madrugada. Mas continua sendo uma interpretação válida. E Wonderland continua sendo um vídeo interessante, e o fato de Natalia Kills ter praticamente todos os seus (poucos) videoclipes com brechas para várias interpretações a torna uma artista muito válida para eu citar aqui outras vezes.



Essa imagem retrata todas as frases que aparecem no vídeo.

3 comentários:

  1. Não conhecia a Natalia Kills, e gostei bastante dela. Aliás o sobrenome artístico Kills tbm é bem simbólico, percebeu? (kill = matar) Mas talvez isso seja só uma viagem minha, rs ^^

    Enfim, achei o vídeo TOTALMENTE sinistro, mas a arte(?)/fotografia(?)/whatever é muuuito linda. Essas frases em vermelho e preto são terrivelmente deprimentes, céus, HAUSHAUSHA.

    Vou assistir o clipe de novo pra tentar tirar esse nó que ele deixou,rs ^^

    Beijos!

    P.S: Sugestões de clipes para vc analisar: E.T (Katy Perry e Kanie West)
    Rolling in the Deep (Adele)

    ResponderEliminar
  2. Muito boa analise. Esse album da Natalia Kills é um dos melhores de 2011, com certeza. Acho que a parte do coração deve ter sido alguma referência à Branca de Neve, a rainha mandava o caçador pegar o coração dela e tal, mas nem sei. E eu amo o final mostrando a cabeça dela na grama kkkkkkkk *-*

    ResponderEliminar
  3. Muito bem feita essa analise,sou fã da Natalia e nunca li uma analise tão bem feita quanto essa.Realmente voce esta de parabéns !

    ResponderEliminar

Sinta-se livre para elogiar, criticar, observar, analisar, ponderar, murmurar, grunhir, xingar, atacar ou beber um chá apenas por aqui. Isso é o Lunalogia, meus caros :)