terça-feira, 30 de agosto de 2011

3 Words - Cheryl Cole ft. Will.I.Am [Vídeo do Dia]

Inaugurando uma nova tag! Vídeo do Dia serve para que eu poste um videoclipe, fazendo algumas observações a respeito - não como uma resenha, mas como comentários gerais. É uma seção menor e mais prática e pretendo usá-la para suprir o vácuo de postagens que existe (e continuará existindo) entre as análises. O videoclipe pode ser de qualquer gênero, pode ser muito conhecido ou não, pode ser de qualquer época, de qualquer cantor. Não existe nenhum critério para eu eliminar um vídeo, nem mesmo meu gosto pessoal - eu não preciso gostar de alguma coisa para que essa coisa seja boa.

Enfim, eu inauguro essa tag com 3 Words, videoclipe que vi esse domingo e me maravilhou.



Artista: Cheryl Cole feat. will.i.am
Diretor: Vincent Haycock
Ano: 2009

Eu realmente amei esse vídeo na primeira vez que o vi. Sem nenhum pudor, eu tenho a opinião de que ele é um dos melhores vídeos que eu já vi na minha vida. A edição é primorosa, combinando cuidadosamente para as cenas se diferenciarem e se fundirem, e a fotografia, produção, tudo é muito bem cuidado. Eu achei uma bela metáfora sobre o amor - Cheryl e Will.I.Am estão em mundos diferentes, realidades diferentes, apesar de terem os mesmos sentimentos. Os dançarinos mascarados, as estátuas, a roupa preta de luto incluindo até o véu e a peruca branca reforçando isso, o enorme vitral em tons alaranjados e depois os dançarinos sem as máscaras, sendo que os lençóis que envolviam sua cabeça são agora parte da dança, leves: tudo é belo.

Considero que é um daqueles vídeos que não importa quanto tempo passe, continua lindo e atual. É um vídeo que não precisa ser situado, sua metáfora vale por si só. Sabe, quando eu vi o vídeo na primeira vez, eu não fazia idéia do que realmente significava. Depois de ler a letra da música, os comentários de alguns fãs e pensar um pouco, acho que eu posso dar um palpite a respeito. Eu penso nos dançarinos como o amor: um amor escondido, intenso, precisando se libertar e as cenas finais meio que confirmam minha linha de pensamento: eles estão livres, mais soltos e tão intensamente como antes. Porém a realidade de Cheryl e Will.I.Am só se funde uma única vez: quando ela está vestida como se estivesse de luto. Mas os dois estão de costas um para o outro e mal chegam a se tocar. Cada um ama o outro intensamente - e os dançarinos demonstram isso, sejam mascarados com os lençóis brancos ou com os véus de luto, sejam sem máscaras, eles estão ali ao redor dos dois e tem até mesmo uns poucos frames que mostram uma dançarina que "invade" a outra realidade. As estátuas aos moldes gregos contemplam o amor que nunca será concretizado (o que é engraçado se a gente parar pra pensar que a letra fala de um amor feliz, não um que não é realizado), indiferentes ao casal. E devo dizer: não consigo imaginar esse vídeo sem Will.I.Am. Parcerias são uma coisa delicada, porque para dar certo, é necessário que os dois artistas tenham química entre eles para realmente fazer do produto final uma coisa inimaginável. Lady Gaga e Beyoncé são uma dessas parcerias que deram certo em Telephone (a ponto de não conseguirmos imaginar Telephone sem Beyoncé), mas a banda Maroon 5 e Christina Aguilera não formaram uma parceria tão boa no vídeo de Moves Like Jagger (ela aparece tão pouco e não se pode dizer que ela REALMENTE tem química com Adam Levine). Porém mesmo que Cheryl Cole e Will.I.Am não se toquem nem nada e poderiam perfeitamente terem feito o videoclipe separados, em dias diferentes, é visível que os dois realmente atuam de forma a tentarem entender o outro.

Em resumo, é um excelente vídeo. Cheryl Cole tem outro vídeo que eu realmente gosto muito, chamado Parachutes, e ela parece ser uma artista talentosa no que faz. Quanto ao Will.I.Am não conheço muito bem, porque não vejo muitos vídeos do Black Eyed Pies para ter qualquer opinião (vi somente Where is the Love e My Humps. Não vou considerar os que vi de Fergie como Big Girl Don't Cry). Mas, finalizando, espero que mais vídeos assim sejam produzidos - com um bom conceito, cuidado com a produção, fotografia, edição, etc. Já basta desses clipes feitos a partir de ensaios de fotografia, certo, Madonna?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sinta-se livre para elogiar, criticar, observar, analisar, ponderar, murmurar, grunhir, xingar, atacar ou beber um chá apenas por aqui. Isso é o Lunalogia, meus caros :)